és adulto

A sociedade vive uma secura tremenda, atravessa um deserto, quase como se Deus não estivesse presente. As pessoas vivem inquietas, sem perceber para onde caminham ou no que acreditam. Nesta Paróquia potenciamos os encontros de adultos para aprofundarmos a amizade com Jesus e crescermos na fé.

A Paróquia de Palhais/Santo António oferece-te muitas oportunidades para servires em campos muito diversos.

Hospitalidade – Gostas de sorrir? Vives atento a quem está ao teu lado? Na hospitalidade pretendemos fazer com que todos os visitantes se sintam verdadeiramente em casa.

Social – Sentes que podes dar uma mãozinha a quem está mais fraco? Visitar idosos e doentes? Rezar num funeral? Preparar refeições para os mais pobres? Distribuir comida?

Comida – Sabes cozinhar? Servir à mesa? Preparar um ambiente para uma boa refeição? Também precisamos de ti!

Altar – As celebrações precisam de ser preparadas. Estás pronto para colaborar? Como sacristão? Acólito? Decorar os espaços? Leitor?

Papéis – Infelizmente, a vida paroquial exige mexer em muitos papeis. Nem tudo pode ser só evangelização. Sentes-te à vontade em trabalho de secretaria, computadores, arquivos?

Música – Boa música, bem cantada, interpretada e tocada é 90% de uma celebração. Colaboras?

Áudio-Visual – Os papéis já passaram de moda. Temos de apostar no áudio-visual. Queres dar uma mãozinha?

Crianças e jovens – Temos de preparar as próximas gerações e levar todos para Jesus. Adultos cheios de fé e motivação: é isso que Jesus precisa e te pede. Na catequese? No grupo de jovens?

Não sabes o que podes fazer? Contacta-nos!

O Grupo Carismático de Oração “Cristo Vive” reúne todas as quintas às 21h no salão da Igreja de Santo António. Há encontros de formação, de Adoração ao Santíssimo, de partilha, de oração e louvor. O momento forte de cada mês acontece na primeira quinta do mês na Igreja, diante de Jesus Sacramentado.

O Caminho Neocatecumenal pretende ajudar as pessoas a re-descobrir o seu Batismo. Assim, os membros das Comunidades Neocatecumenais, de diversas idades e condições sociais, descobrem a beleza da vida em comum, como no tempo dos Apóstolos, e tudo o que significa ser cristão verdadeiro, comprometido e bem formado. As Comunidades Neocatecumenais estão em Missão em Coina, nesta Paróquia, ajudando os batizados a um reencontro com Jesus, com eucaristia ao sábado às 21h e catequeses regulares durante a semana.

Em Santo António da Charneca, ao sábado pelas 14h30, e na Penalva às 16h30, enquanto os mais novos estão a passar um ótimo momento com Jesus, os pais são convidados a terem o seu próprio encontro com a Vida. Num ambiente descontraído, encontram-se com Jesus e com a sua Palavra (capaz de mudar a vida!)

Todas as terças, de janeiro a março, várias pessoas reúnem-se no salão paroquial em Santo António da Charneca para formação bíblica e oração com o apoio da Escritura. Este grande grupo pretende dividir-se em pequenos grupos e espalhar-se pelas casas da Paróquia.

Em Palhais é na primeira terça de cada mês, em vez da missa.

A Eucaristia é o centro e o cume da vida cristã. Infelizmente, vemos que existe pouca preparação. Para colmatar essa falha, as terças de abril servem para o estudo da Eucaristia. Às 21h em Santo António da Charneca.

Às vezes, rezamos por tradição. Vamos mudar isso? Falemos de oração às 21h, todas as terças de maio, em Santo António da Charneca.

A Liturgia é mais bela quando a harmonia das vozes elevam um cântico de louvor a Deus. A Paróquia de Palhais/Santo António conta com o Coral Orfeónico São Gabriel (ensaios em Palhais, todas as segundas às 21 horas).

A Paróquia organiza várias conferências ao longo do ano, dirigidas a todos os habitantes desta Paróquia. Tratamos de temas variados como política, ateísmo, islamismo, sudário de Turim, educação, psicologia, estudos, documentos do Papa, etc… As conferências são anunciadas com antecedência.

A EScola de PErdão e REconciliação na Paróquia de Palhais/Santo António, decorre em dois fins de semana. O primeiro dedicado ao perdão e o segundo à reconciliação.

As Escolas de Perdão e Reconciliação (ESPERE) são uma ação de transformação pessoal, comunitária e social. Caracterizam-se por uma metodologia inovadora, que abrange o pensar, o sentir, o agir e o transcender, e dotam os participantes de ferramentas e técnicas para poderem trabalhar e gerir emoções como a raiva, o ressentimento, o rancor e os desejos de retaliação, permitindo, pelo perdão, sarar e superar as memórias ingratas do passado. Este projeto parte do convencimento de que sem Perdão e Reconciliação, não há futuro. É o compromisso por um mundo melhor.

As Oficinas de Oração e Vida são uma nova forma de evangelização, mais viva e com uma visão mais positiva do que sempre foi mostrado. É uma apresentação mais vibrante e ativa de Jesus, com uma maior adaptação às necessidades da sociedade atual, e ao que, realmente, as pessoas necessitam. Está baseada no amor e no que este é capaz de realizar e não no temor e no castigo. Por isso dizemos com pleno convencimento que as Oficinas de Oração e Vida são uma resposta ao mundo de hoje…

brevemente na Paróquia de Palhais/Santo António

Um curso paroquial, 4 vezes por ano, em diversos locais para levar Jesus a mais gente. Já estás a participar?