festeja o começo da vida

"No momento em que saía da água, Jesus viu abrir-se o céu e o Espírito Santo a descer sobre si, como uma pomba" (Marcos 1,10)

Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Jesus)

Jesus foi batizado e pediu aos Apóstolos para fazerem o mesmo. Pelo Batismo, somos libertados do pecado e nascemos para uma vida nova com Deus, como filhos. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e incorporados na Igreja. Isto é tão importante que aceitamos batizar crianças recém-nascidas! Como é um momento tão importante, promovemos os batizados com a presença da comunidade cristã, celebrados ao domingo. Porém, em dias pré-estabelecidos, pode ser fora da eucaristia, ao sábado de manhã. Segundo sábado do mês em Palhais e último sábado em Santo António da Charneca, com limite máximo de 4 crianças. Contacta-nos para marcar o dia e avançar com o processo. Se és adulto e desejas ser batizado para seguir Jesus, contacta-nos.

O atendimento para batizados é feito no cartório paroquial na igreja de Santo António da Charneca, segunda (16h-18h); quinta (20h30-21h30) e sábado (9h00-10h30), nas horas de atendimento. O batizado é marcado com antecedência mínima de 3 meses. Relativamente ao batizado, a nossa paróquia não apoia batizados por tradição, por cultura ou outros motivos que não sejam para o verdadeiro seguimento de Jesus Cristo.

O Batismo será celebrado ao domingo, dia em que a Igreja recorda o mistério pascal, com a participação da Comunidade e dentro da Eucaristia, com limite de 2 crianças. Não há batizados privados. Batizados ao sábado serão sempre às 11h30 (2º sábado em Palhais; último sábado do mês em Santo António), com máximo de 4 crianças. Não há batizados no tempo da quaresma (14 de fevereiro a 29 de março 2018), exceto em perigo de vida. Não é possível realizar batizados fora das igrejas, exceto em perigo de vida.

A Paróquia de Palhais/Santo António não apoia batizados por tradição, por cultura ou outros motivos que não sejam para o verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. Para ajudar os pais e padrinhos no seu caminho cristão e dar-lhes bases para acompanharem os filhos/afilhados, realizamos encontros periódicos para estudo e diálogo de questões básicas sobre a vida de Jesus.

1. Pais residem e batizam nesta Paróquia: o Curso tem a duração de 3 meses, é quinzenal. Existem 3 cursos programados, a realizar em vários pontos da Paróquia. Durante o curso, o Pároco poderá visitar os pais para uns minutos de diálogo na residência dos pais.
  2. Pais residem nesta Paróquia e batizam noutra: a preparação é feita na paróquia onde desejam o batismo.
  3. Pais não residem nesta Paróquia, mas querem o batizado aqui: a preparação é feita na paróquia onde residem.

Os padrinhos (não obrigatórios!) devem ajudar a que a pessoa batizada viva como verdadeiro discípulo de Jesus e cumpra as obrigações de cristão. Como tal, a escolha não deve ser baseada em questões de amizade, de parentesco ou de prestígio social.

a) Candidatos a padrinhos que residem nesta Paróquia: serão aceites caso reúnam todas as seguintes condições: deve ser alguém escolhido pelos pais, com maturidade suficiente, mais de 16 anos; batizado, crismado e com vivência da eucaristia e outros sacramentos; uma vida de acordo com a fé e a função que vai desempenhar enquanto padrinho. Normalmente, quem reúne estas condições é conhecido do Pároco.

b) Candidatos a padrinhos que não residem nesta Paróquia: serão aceites se trouxerem uma declaração de idoneidade passada pelo Pároco do local onde residem.

Importante: Não é obrigatória a existência de padrinhos.

Sendo possível, a criança terá um padrinho e uma madrinha ou uma madrinha ou um padrinho. Estas são as normas da Igreja e não podem ser alteradas, a não ser pelo Papa.

Dias antes do batizado, deve ser entregue o seguinte formulário devidamente preenchido.

As crianças devem frequentar a catequese.

Os jovens devem participar no Life Teen.

Os adultos devem frequentar os momentos formativos desta Paróquia.

Terá de haver um motivo válido para o Batismo ser fora da paróquia de residência. Deve ser contactado o Pároco do local de residência. Ele tratará do processo de transferência. A preparação é feita nessa Paróquia. Com a Paróquia de Palhais/Santo António deve ser marcado o dia e hora do batizado, sujeito à disponibilidade do padre e do local.