festeja o começo da vida

"No momento em que saía da água, Jesus viu abrir-se o céu e o Espírito Santo a descer sobre si, como uma pomba" (Marcos 1,10)

Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Jesus)

Jesus foi batizado e pediu aos Apóstolos para fazerem o mesmo. Pelo Batismo, somos libertados do pecado e nascemos para uma vida nova com Deus, como filhos. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e incorporados na Igreja. Isto é tão importante que aceitamos batizar crianças recém-nascidas! Como é um momento tão importante, promovemos os batizados com a presença da comunidade cristã, celebrados ao domingo (máximo 2 crianças). Porém, em dias pré-estabelecidos, pode ser fora da eucaristia, ao sábado de manhã. Segundo sábado do mês em Palhais e último sábado em Santo António da Charneca, com limite máximo de 4 crianças. Contacta-nos para marcar o dia e avançar com o processo. Se és adulto e desejas ser batizado para seguir Jesus, contacta-nos.

O atendimento para batizados é feito no cartório paroquial na igreja de Santo António da Charneca, segunda (16h-18h); quinta (20h30-21h30) e sábado (9h00-10h30), nas horas de atendimento. O batizado é marcado com antecedência mínima de 3 meses. Relativamente ao batizado, a nossa paróquia não apoia batizados por tradição, por cultura ou outros motivos que não sejam para o verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. Por isso, todos os batizados apenas serão marcados com um compromisso de vida feito pelos pais. Poderá ser necessário dar provas desse compromisso antes da marcação do batizado.

O Batismo será celebrado ao domingo, dia em que a Igreja recorda o mistério pascal, com a participação da Comunidade e dentro da Eucaristia, com limite de 2 crianças. Não há batizados privados. Batizados ao sábado serão às 11h30 (2º sábado em Palhais; último sábado do mês em Santo António), com máximo de 4 crianças. Não há batizados no tempo da quaresma (06 de março a 19 de abril 2019), exceto em perigo de vida. Não é possível realizar batizados fora das igrejas, exceto em perigo de vida.

A Paróquia de Palhais/Santo António não apoia batizados por tradição, por cultura ou outros motivos que não sejam para o verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. Para ajudar os pais e padrinhos no seu caminho cristão e dar-lhes bases para acompanharem os filhos/afilhados, realizamos encontros periódicos para estudo e diálogo de questões básicas sobre a vida de Jesus e outros assuntos. Os pais podem ser convidados a outro tipo de encontros, mesmo antes da marcação do dia do batizado.

1. Pais residem e batizam nesta Paróquia: existe um primeiro encontro com a duração de 3 horas. Poderão existir mais encontros. Consulte aqui os locais e datas. O batizado é marcado após estes diálogos e cursos.
  2. Pais residem nesta Paróquia e batizam noutra: a preparação é feita na paróquia onde desejam o batismo.
  3. Pais não residem nesta Paróquia, mas querem o batizado aqui: a preparação é feita na paróquia onde residem.

Os padrinhos não são obrigatórios! Comprometem-se publicamente em ajudar a que a pessoa batizada viva como verdadeiro discípulo de Jesus e cumpra as obrigações de cristão. Como tal, a escolha não deve ser baseada em questões de amizade, de parentesco ou de prestígio social.

a) Candidatos a padrinhos que residem nesta Paróquia: serão aceites caso reúnam as seguintes condições: deve ser alguém escolhido pelos pais, com maturidade suficiente, mais de 16 anos; batizado, crismado e com vivência da eucaristia e outros sacramentos; uma vida de acordo com a fé e a função que vai desempenhar enquanto padrinho. Normalmente, quem reúne estas condições é conhecido do Pároco. Como muitas vezes não são conhecidos (por terem vivência cristã noutra paróquia ou outros motivos) todos os padrinhos assinarão um compromisso.

b) Candidatos a padrinhos que não residem nesta Paróquia: serão aceites se trouxerem uma declaração de idoneidade passada pelo Pároco do local onde residem.

Importante: Não é obrigatória a existência de padrinhos.

Sendo possível, a criança terá um padrinho e uma madrinha ou uma madrinha ou um padrinho. Estas são as normas da Igreja e não podem ser alteradas, a não ser pelo Papa.

Dias antes do batizado, deve ser entregue o seguinte formulário devidamente preenchido e assinado.

As crianças devem frequentar a catequese.

Os jovens devem participar no Life Teen.

Os adultos devem frequentar os momentos formativos desta Paróquia.

Terá de haver um motivo válido para o Batismo ser fora da paróquia de residência. Deve ser contactado o Pároco do local de residência. Ele tratará do processo de transferência. A preparação é feita nessa Paróquia. Com a Paróquia de Palhais/Santo António deve ser marcado o dia e hora do batizado, sujeito à disponibilidade do padre e do local.