festeja a família

"e os dois ficam a ser um só corpo" (Génesis 2,24)

Casamento

Parabéns pelo teu noivado!

A Bíblia descreve o plano de Deus para o casamento como uma graça para uma vida feliz/santa e um sinal do amor de Jesus pela sua Igreja: um amor intenso e sem fim. Nós, em Palhais/Santo António estamos muito felizes por ti, e esperamos que os dois cresçam no amor e na compreensão deste mistério de amor sem fim.

A celebração do casamento (e tudo o que envolve) é dos momentos mais excitantes da tua vida. Estamos aqui para ajudar-te para que seja algo mais que um só dia de festa.

Preparação do casamento

Retirado de Génesis 2,24: “o homem deixa a casa do pai e da mãe para se unir com a sua mulher e ficam a ser um só corpo.”. Esta frase pode ser o slogan para a tua preparação para o casamento. Recorda-te que o casamento envolve comunicação, intimidade, crianças, dinheiro e fé.

Estas são as datas de preparação para 2018, na Igreja de Santa Maria, no Barreiro:
Dia 13 de abril às 21h00.
Dia 20 de abril às 21h00.
Dia 27 de abril às 21h00.
Dia 04 de maio às 21h00.
Dia 11 de maio às 21h00.
Dia 19 de maio às 16h30.
Outros locais e datas no site do CPM Portugal).

A Comunidade cristã deve defender e proteger o matrimónio uno, indissolúvel e aberto à fecundidade. Isso significa que o cristão deve combater a poligamia (incompatível com a unidade do matrimónio), o divórcio (que separa o que Deus uniu), os anticoncepcionais (que fecham as portas aos filhos) e a equiparação do matrimónio a outras uniões (como as uniões homossexuais).

Mas, é pecado grave rejeitar as pessoas que têm outra forma de viver ou pensar. Todos devem ser acolhidos, em ambiente de respeito, compreensão e diálogo.

O homem e a mulher batizados e livres são os protagonistas do matrimónio. Publicamente expressam o seu consentimento.
O consentimento deve ser um ato da vontade de cada um dos noivos, no exercício da liberdade. Caso contrário, não há matrimónio.

Um passo importante é contactar a Igreja para fazer reserva do espaço para o dia pretendido.
De seguida, deve ser iniciado o processo (iniciar com 6 meses de antecedência, no mínimo 3 meses. Mas, se a pessoa foi batizada fora de Portugal ou se reside noutro país, convém contactar a Paróquia com mais tempo, para evitar “surpresas”).
O processo deve ser tratado na paróquia de residência da noiva ou na paróquia do noivo quando o casamento se realiza lá.
O processo inicia com um diálogo do padre com os noivos.
Para o processo, é necessário saber a data e local do batismo dos noivos (caso sejam batizados).
Para ajudar, pode ser descarregado este ficheiro que resume tudo.

Só pode casar quem está livre: solteiro ou viúvo.

O matrimónio misto é aquele que é celebrado entre um católico e um cristão não católico.
O casamento com disparidade de culto é o celebrado entre um católico e um não cristão.
Em ambos os casos, os noivos devem conhecer e não rejeitar as obrigações contraídas pelo que é católico, relativamente ao Batismo e educação dos filhos na Igreja Católica.

O matrimónio é celebrado em qualquer dia da semana, exceto no Tríduo Pascal (sexta feira santa e sábado santo).
No tempo da Quaresma a celebração é mais simples, devido ao tempo litúrgico que se vive.
A marcação deve ser feita com antecipação para evitar problemas de agenda.
O matrimónio é celebrado na Igreja. Não é possível casamentos em capelas privadas/quintas/jardins/praia/etc.

No matrimónio não falamos de padrinhos, mas de testemunhas.
São necessárias duas testemunhas (mas podem ser até quatro).
Devem ser maiores de idade, saber e poder assinar no dia do casamento.

Os cônjuges têm o dever e o direito de manter a convivência conjugal, a não ser que exista uma causa legítima que leve à separação. A separação não significa a dissolução do vínculo, ou seja, os cônjuges separados não podem contrair novo matrimónio.
Existem motivos graves que devem levar à separação: adultério (sem perdão da outra parte), ou casos em que existe grave perigo corporal ou espiritual à outra parte ou aos filhos (exemplos: má conduta, ameaças constantes, agressões físicas e psicológicas, insultos, ausência de relações sexuais, alcoolismo, etc.).
A Igreja não pode anular matrimónios, pode sim declarar que o matrimónio celebrado não existiu, foi nulo, porque existia algum impedimento ou defeito no momento do consentimento.
Sugerimos que seja contactado o Tribunal Diocesano de Setúbal para tirar duvidas.

Os fotógrafos devem falar com o sacerdote antes da celebração do matrimónio, pois há aspetos importantes que deverão ser cumpridos para que a celebração seja digna.
A florista ou a empresa decoradora deve falar com o pároco antes de iniciar a decoração, pois há regras a cumprir pelo bem do templo e da celebração.
Relativamente à musica, o Pároco recomenda os grupos da Paróquia. Se vier um grupo de fora, o Pároco deve ser informado dos cânticos com antecedência para aprovação.
Aqui está o documento que deve ser lido, aceite e assinado antes da celebração do casamento.