crisma

"Todos ficaram cheios do Espírito Santo" (Atos 2,4)

Recebe o Espírito Santo

A Confirmação é um sacramento que configura o batizado plenamente a Cristo, incorpora-o totalmente à Igreja e fortalece-o com uma especial efusão do Espírito Santo para que possa confessar com valentia, de palavra e de obras, o nome de Cristo. É o sacramento do crescimento e do robustecimento da vida divina que começou no batismo e se alimenta na eucaristia.
Este sacramento é fundamental para que o fiel leigo possa assumir compromissos maiores na vida da Igreja.

Só pode ser crismado o batizado que nunca foi crismado. No caso de adultos, devem manifestar vontade de recebê-lo. Convém que a pessoa receba formação. O ideal é uma preparação regular, de vários meses. Mas, cada caso é um caso… O pretendido é que a pessoa esteja firme na fé e peça de coração, com responsabilidade, o crisma. O Pároco falará individualmente com cada jovem/adulto que pretenda o crisma. Existe um período de formação, que dura pelo menos um ano, no Life Teen. O crisma será marcado consoante a disponibilidade do Sr. Bispo e caso existam pessoas interessadas (que solicitem o sacramento).

O padrinho não é obrigatório. Apenas recomendado. Ele deverá ajudar que a pessoa viva como verdadeiro discípulo de Jesus e cumpra as obrigações de cristão. Como tal, a escolha não deve ser baseada em questões de amizade, de parentesco ou de prestígio social. Deve ter, pelo menos, 16 anos de idade. Deve ser católico e ter recebido os sacramentos de iniciação cristã (além do batismo, a eucaristia e confirmação/crisma). Deve participar regularmente na eucaristia. Não pode ser o pai ou a mãe da criança. A vida deve ser congruente com a fé e com a missão que vai assumir (por exemplo, não pode ter trabalhos contrários à moral católica, não pode estar a viver união de facto, etc). Resumidamente, deve ser um cristão comprometido com a fé. No caso do padrinho ser de fora da Paróquia de Palhais/Santo António, deve apresentar documento da paróquia onde reside que comprove que é idóneo para ser padrinho.