Curso ESPERE

As Escolas de Perdão e Reconciliação (ESPERE) passaram pela Paróquia de Palhais/Santo António no mês de novembro de 2017.

O Curso ESPERE é um projeto que tem ajudado a sarar as feridas de muitos conflitos armados pelo mundo. Criado pelos missionários da Consolata, ensinam a ultrapassar a raiva, o ressentimento, e a perdoar. Porque sem isso não as pessoas não podem reconciliar-se. O projeto nasceu na Colômbia, onde ajudou a acabar com o confronto armado com as FARC. A Paróquia de Palhais/Santo António foi a segunda de Portugal a receber o curso, com a participação superior a 20 pessoas.

O curso é muito prático, vivencial, trabalha-se muito em grupo ao longo de várias etapas. São cinco módulos para o perdão e cinco para a reconciliação. Caracterizam-se por uma metodologia inovadora, que abrange o pensar, o sentir, o agir e o transcender, e dotam os participantes de ferramentas e técnicas para poderem trabalhar e gerir emoções como a raiva, o ressentimento, o rancor e os desejos de retaliação, permitindo, pelo perdão, sarar e superar as memórias ingratas do passado. Este projeto parte do convencimento de que “sem Perdão e Reconciliação, não há futuro”. É o compromisso “por um mundo melhor”.