Expo dos santos

Expo dos santos
Durante duas semanas esteve aberta a todos, na Paróquia de Palhais/Santo António, uma exposição de trabalhos elaborados pelas crianças e jovens da catequese, com o tema “Catequese dos Santos”. A exposição esteve aberta na Penalva e Santo António da Charneca.
A ideia surgiu no início do ano catequético, quando foi sugerido aos catequistas trabalharem um santo nas suas catequeses, uma espécie de padroeiro para cada volume.
Os catequistas aderiram, e as crianças puseram mãos à obra.  Surgiram trabalhos relacionados com 11 santos, entre eles, São João Bosco, São Gabriel das Dores, Santa Jacinta, São Francisco e Santa Bernardete, bem conhecidos, como outros um pouco mais ocultos, como o caso de Carlo Acutis, Domingos Sávio, Pier Giorgio Frassati, Gianna Beretta Molla, Alexia González-Barros, Chiara Badano, alguns ainda não canonizados.
Este projecto mostrou às crianças e jovens o convite concreto que o Senhor tem para cada um: ser santos. E que esse convite é extensível a todos, sem excepção.
Curiosamente, na mesma semana da exposição, o Papa Francisco publicou uma exortação apostólica dedicada à “santidade no mundo contemporâneo”.
A exposição foi um sucesso, e abriu as mentes dos mais novos a este convite tão desafiante que é o de ser santo!

Escrever um Comentário

O teu endereço de email não será publicado.