Paróquia de Palhais/Santo António

NOTÍCIAS

Alpha Youth Camp

Jovens de Palhais/Santo António têm audiência privada com o Papa, durante o Alpha Youth Camp “Deus ama as perguntas” disse o Papa Francisco aos jovens participantes no Alpha Youth Camp, organizado pelas paróquias de Macchia d’Isernia e Palhais, em colaboração com o Alpha e a Diocese de Isernia-Venafro (Itália). “Se alguém faz perguntas, é jovem. …

Read full post

Missas de Natal e Ano Novo

24 de dezembro / 23h00 / Santo António da Charneca 25 de dezembro / 09h30 / Penalva 25 de dezembro / 09h30 / Vila Chã 25 de dezembro / 10h00 / Palhais 25 de dezembro / 11h00 / Coina 25 de dezembro / 11h00 / Santo António da Charneca 26 de dezembro / 08h30 / …

Read full post

Alpha Youth Camp – Intercâmbio de jovens

A Paróquia San Nicola di Bari de Macchia d’Isernia (Itália) com a Paróquia de Palhais/Santo António, por inspiração que um jovem italiano teve, dão hoje o primeiro passo para uma experiência que irá decorrer nos próximos meses, rumo à Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023.

Read full post

Orientações para a vida paroquial

A Paróquia de Palhais/Santo António está a esforçar-se por ser uma Paróquia saudável. No centro dos esforços para um crescimento saudável, está a experiência de domingo, com a Missa a merecer o maior destaque pela excelência. Tendo em conta a Visão e Missão da Paróquia e o espírito de renovação do Concílio Vaticano II, recordado …

Read full post

1 milhão de terços

A Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) convidou as crianças a participarem num acontecimento extraordinário: ”1 milhão de crianças rezam o Terço”. A ideia desta iniciativa surgiu no ano de 2005 num santuário em Caracas, capital da Venezuela. Quando várias crianças aí rezavam o terço, algumas das mulheres presentes sentiram uma profunda experiência da presença …

Read full post

Curso Alpha Online #3

A Paróquia de Palhais/Santo António, na Diocese de Setúbal, inicia “mais um curso Alpha online” dia 2 de outubro que se realiza às sextas-feiras, a partir das 21h00. Este curso tem como objetivo “ser uma porta de entrada, para os ateus convencidos, para os cristãos frios e mornos, até mesmo para os católicos praticantes redescobrirem …

Read full post

Curso Alpha Online #2

O Curso Alpha, criado no centro de Londres em 1977, assenta numa série de sessões que exploram a Fé Cristã, habitualmente durante 11 semanas. Cada tema aborda uma questão diferente sobre Fé e é preparado para suscitar o diálogo e a partilha num ambiente amigável, aberto, honesto e informal. Presente em 169 países, o Alpha …

Read full post

Presença da Igreja no digital é «real» e nada tem de virtual

Um curso destinado a ensinar como fazer transmissões em direto na internet juntou 200 inscritos e mais de mil já assistiram ao vídeo em que Júlia Duro informa sobre as técnicas e os equipamentos necessários. A iniciativa do Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social de Braga é um dos destaques da rubrica ‘Ligados em Casa’, que …

Read full post

Plano de desconfinamento

Neste momento, a missão da Paróquia é, em primeiro lugar, fazer discípulos-missionários que amam Deus e os outros, levar a esperança às pessoas, e a certeza de que Deus está no controlo de todas as coisas. A Paróquia aconselha as pessoas a manterem-se em casa, evitando ao máximo saídas desnecessárias e imprudentes. Aconselha toda a …

Read full post

Festa da Ascensão com presença do Sr. Bispo

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu a Eucaristia da Ascensão na Igreja de Santo António da Charneca. Na homilia, o bispo diocesano enquadrou o momento da Ascensão do Senhor no percurso litúrgico feito desde a Quaresma até ao Pentecostes, a celebrar no próximo domingo. “A Páscoa celebra a conclusão do percurso de Jesus …

Read full post

Terço online

A Paróquia de Palhais/Santo António rezou os mistérios luminosos, numa iniciativa da Igreja de Setúbalhttps://www.youtube.com/watch?v=Z511m12ZtTc

Read full post

Paróquia Online

Desde o primeiro momento de isolamento social, a Paróquia de Palhais/Santo António reinventou as suas atividades de modo a continuar a sua missão de “fazer discípulos-missionários que amam Deus e os outros”. A Comunidade virtual, como família, transformada pelo Espírito Santo, continua a amar, rezar, viver e servir como discípulos de Jesus e missionários do …

Read full post

COVID-19 (Coronavirus)

O Pároco com a Equipa de Liderança, após contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro, tendo em conta as últimas atualizações do Governo e da Direção Geral de Saúde, e as informações da Conferência Episcopal Portuguesa, decidimos tomar medidas muito difíceis, mas bastante importantes para protegermos a vida. Todos somos agentes de …

Read full post

Dia Fora Alpha

No dia 01 de março, cerca de 100 pessoas de Palhais/Santo António viveram um dia intenso de oração, convívio, partilha e experiência de Deus, no Santuário do Cristo Rei, Almada. A Paróquia organiza estes dias de retiro, três vezes por ano. Por regra, os participantes nunca repetem. O número de participantes continua a aumentar e …

Read full post

Padre James Mallon na Paróquia

O sacerdote canadiano James Mallon, autor da obra ‘Renovação divina – de uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária’ e vigário episcopal para a renovação paroquial da Arquidiocese de Halifax-Yarmouth, Canadá, esteve na Paróquia de Palhais/Santo António de 08 a 11 de fevereiro de 2020. A Paróquia de Palhais/Santo António é uma das 62 …

Read full post

Enovar 20

Sacerdote canadiano partilhou experiência de «paróquia missionária», com partilha de recursos humanos e financeiros O sacerdote canadiano James Mallon, autor da obra ‘Renovação divina – de uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária’, disse à Agência ECCLESIA que a Igreja Católica tem de ir “contra a corrente”, para mobilizar a sociedade. “Hoje, se for …

Read full post

D. José no Barreiro

“O mal é não perguntar, não lutar, e, ficar simplesmente adormecido, ou resignar-se àquilo que vai passando, ou, então desiludir-se simplesmente de tudo, a falta de participação dos jovens na politica, na discussão dos grandes temas, que foram desaparecendo da nossa sociedade, da nossa discussão, para ficar num imediatismo que não funciona”, refere D. José …

Read full post

Janeiro 2020

O Padre James Mallon, autor do livro “Renovação Divina – de uma Paróquia de Manutenção a uma Paróquia Missionária”, estará na nossa Paróquia no dia 9 de fevereiro. O P. James Mallon, com a equipa da sua Paróquia de Saint Benedict, da cidade de Halifax, Canadá, transformou a sua Paróquia numa comunidade viva de discípulos-missionários. …

Read full post

Festa de Natal

No dia 7 de dezembro de 2019 teve lugar a esperada Festa de Natal na União Desportiva de Vila Chã. Desta vez, fomos dar a volta ao mundo, partindo numa enorme viagem com destino aos cinco Continentes, em cada paragem demos a conhecer as diferentes realidades de festejar o Natal, onde não faltou a música, …

Read full post

Ovelhinhas no presépio

Os meninos dos pequenos grupos de crianças, no dia 14 de dezembro, deram asas à sua imaginação e criatividade e prepararam umas ovelhinhas, com a ajuda da família e catequistas, para aquecer o Menino Jesus. O importante no tempo de advento, é que Cristo realmente nasça nos corações de uma maneira nova, e que toda …

Read full post

Um ano de Renovação Divina

Se formos realistas, podemos afirmar que as paróquias e igrejas, um pouco por toda a parte, estão a ficar vazias, envelhecidas, adormecidas, a morrer. Mas, não tem de ser assim! Nos últimos anos, vi, em primeira mão, as transformações acontecidas em várias paróquias, à medida que passam da manutenção à missão. Paróquias de todas as …

Read full post

Ser cristão no mundo virtual

É incrível ver que muitos líderes da Paróquia estão nas redes sociais! Blogs, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc. São locais espantosos onde o teu percurso de fé pode ser partilhado, onde podes conhecer outros líderes e outras experiências pastorais, e ligar-te com quem de outra forma não te ligarias. Nesses locais, mesmo que não o …

Read full post

Grande Tarde de Fados Marianos

Vários fadistas subirão a palco no salão da Igreja de Santo António da Charneca no domingo 19 de maio a partir das 15h30. A Grande Tarde de Fados dedicados a Nossa Senhora contará com a presença dos fadistas Diogo Gomes, Teresa Lima, António Costa, Elvira Tavares, Bento Sota, Cidaliza Costa, que serão acompanhados por Inocêncio …

Read full post

Cruzeiro

Vários paroquianos embarcaram para um cruzeiro à Madeira e Canárias. No domingo de ramos, celebraram eucaristia no Funchal. Nessa missa, o bispo do Funchal afirmou que a liturgia desse dia “ensina-nos o modo de sermos cristãos: o que havemos de anunciar e como o havemos de fazer.” Daí o apelo: “Peçamos ao Senhor que nos …

Read full post

Audição de Leitura

​A ​música causa sensações que palavras não podem explicar e que fazem aflorar os sentimentos no ser humano. No dia 31 de março, a Igreja de Palhais foi palco para a proclamação de vários textos bíblicos relacionados com a quaresma, ao som do piano de Ruben Alves. Textos intensos, bem acompanhados, que causaram fortes emoções …

Read full post

Quaresma na Paróquia

Nesta quaresma, a Paróquia de Palhais/Santo António desafia os paroquianos a fazer um caminho de conversão e renovação. As homilias deste tempo de oração e penitência, a partir do texto sagrado, apresentam estratégias e meditações que fazem com que os paroquianos se mantenham no caminho de renovação divina. Junta-se um breve texto, distribuído a todos …

Read full post

Apresentação do livro Renovação Divina

Em vez da simples manutenção dos seus edifícios e da resposta às solicitações imediatas dos seus paroquianos, às paróquias é pedido que abracem a sua missão específica, que é fazer discípulos. O livro “Renovação Divina” do Padre James Mallon, ancorado nos ensinamentos da Igreja e com muitas ideias práticas, é assim um manual para o …

Read full post

Curso de Casais

O “The Marriage Course / Curso para casais – como construir uma relação duradoura” está a acontecer na Paróquia de Palhais/Santo António desde o mês de março de 2019. “The Marriage Course / Curso para casais – como construir uma relação duradoura” pretende dar aos casais ferramentas necessárias para um harmonioso crescimento conjugal em todas …

Read full post

Peregrinação ao Gerês

Enquanto meia centena de paroquianos se dirigia para Fátima a pé, outros tantos optaram por rumar ao Gerês, para dois dias de convívio e descoberta do Parque Natural. No dia 04 de março visitaram o Bom Jesus do Monte, Nossa Senhora da Abadia e São Bento da Porta Aberta, onde foi celebrada eucaristia. O dia …

Read full post

Corte Solidário

A Paróquia de Palhais/Santo António abriu, uma vez mais, o salão paroquial para um corte de cabelo solidário e gratuito pedindo como “pagamento” cinco quilos de alimentos para “famílias carenciadas”, no dia 17 de fevereiro. Robertinho Marques voltou a juntar-se a esta iniciativa da Paróquia em favor dos mais desfavorecidos. A recolha solidária foi distribuída …

Read full post

enovar 19

A edição de 2019 da conferência Enovar aconteceu em Braga, a 8 e 9 de fevereiro, em ambiente de “renovação inadiável”, ideia sublinhada pelo Pe. Jorge Silva Santos, o director nacional Alpha, e por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, ao dar as boas-vindas aos participantes que enchiam o auditório do Espaço Vita, onde se encontra …

Read full post

Renovação Divina

Foi lançado em Portugal o livro “Renovação Divina – de uma Paróquia de Manutenção a uma Paróquia Missionária” do Padre James Mallon. James Mallon é Vigário Episcopal para a Renovação Paroquial e Suporte à Liderança na Arquidiocese de Halifax-Yarmouth, Nova Escócia, Canadá. Foi pároco durante vários anos na renovada Paróquia de Saint Benedict. A mensagem …

Read full post

Unidade dos Cristãos

A igreja de Santo António da Charneca recebeu um concerto que a dar início ao Oitavário de oração pela unidade dos cristãos, no dia 18 de janeiro. O concerto contou com a participação dos «Jovens Focolares», do «CCLX-Margem Sul» (Igreja Evangélica) e do Life Teen da Paróquia de Palhais/Santo António. Uma iniciativa pelo Oitavário de …

Read full post

Comunidade Cenacolo

Vários jovens e adultos rumaram a Fátima no primeiro sábado do mês de janeiro. Depois de tempo pessoal de oração pessoal no Santuário e de uma visita à Casa das Candeias, um espaço evocativo da vida e da espiritualidade de Francisco e de Jacinta Marto, os paroquianos dirigiram-se para a Comunidade Cenacolo onde celebram eucaristia, …

Read full post

Passagem de ano

A Paróquia de Palhais/Santo António organizou uma noite de passagem de ano diferente. Com inicio marcado para as 22h30 na Igreja de Santo António da Charneca, o reveillon teve um primeiro momento de música e dança, para todas as idades. Seguiu-se a celebração da Eucaristia de agradecimento a Deus pelo ano 2018 e uma forte …

Read full post

Ofertas no natal

A Paróquia de Palhais/Santo António recebeu um forte apoio na época de natal. A turma de desporto da Escola Secundária de Santo António da Charneca organizou um torneio, cuja participação implicava um bem alimentar a reverter para a Paróquia. Os bens entregues pelos participantes no Passeio Noturno BTT “São Silvestre”, do Barreiro, também reverteram para …

Read full post

Jantar de Natal

No passado dia 15 de Dezembro, cerca de 65 paroquianos reuniram-se no salão de paroquial de Palhais para a primeira edição do jantar de Natal da Paróquia de Palhais/Santo António. Estiveram presentes cerca de 20 elementos do grupo de jovens, responsáveis por toda a organização do evento. Contaram também com o apoio de pais, amigos …

Read full post

Crismas 2018

O dia 17 de novembro foi Pentecostes na Igreja de Santo António da Charneca, dia de festa. 25 jovens receberam o sacramento da Confirmação, o Espírito Santo que os guiará na sua caminhada como discípulos-missionários de Jesus. Para estes jovens, a celebração da Confirmação foi um passo dado no seu discipulado. Fortalecidos pelo Espírito Consolador, …

Read full post

Renovação Divina

Uma Igreja vibrante e viva, onde todos se sentem acolhidos, onde todos sentem o amor e a misericórdia de Deus, onde todos sentem o Espírito Santo. Uma Igreja que testemunha, com alegria, a força do Evangelho. Uma Igreja onde todos colocam os seus talentos para servir Deus e a Comunidade. Uma Igreja que é missionária, …

Read full post

Sucesso escolar

Com a entrada no mês de setembro, os filhos regressam à escola e inicia-se um novo ano letivo cheio de aventuras, obstáculos e superações. A Paróquia de Palhais/Santo António sabe como é difícil para os pais esta fase do ano, onde o regresso das férias misturado com as preocupações na compra do material escolar, temperadas …

Read full post

kick off 2018

No passado dia 14 de Outubro, cerca de 15 jovens reuniram-se em Santo António numa batalha épica para encontrarem o tesouro perdido. Este evento marcou o arranque do Life Teen, o grupo de jovens da Paróquia de Palhais/Santo António. Durante o evento, dois jovens, um de cada equipa, tiveram de desvendar vários enigmas a fim …

Read full post

Missão de Caná

Texto original no site das Famílias de Caná No sábado passado, dia 6 de outubro, retomámos as nossas Missões de Caná, como lhes chamamos, fazendo-nos novamente à estrada. Têm estado atentos à nossa agenda missionária, consultando os Eventos, para descobrir onde nos podem encontrar? Desta vez, a estrada levou-nos ao Barreiro, bastante longe de casa, …

Read full post

Summercamp

No passado fim de semana de 1 e 2 de Setembro, os jovens do grupo Life Teen da paróquia de Palhais / Santo António realizaram um Summercamp. O primeiro dia, mais dedicado à oração e meditação, decorreu na Quinta do Bom Pastor, no Seixal. Os jovens iniciaram o dia com uma corrida de orientação, onde …

Read full post

Voluntariado en España

Realizou-se, pela segunda vez, o Intercâmbio Juvenil “DiverGente”, em Cubillos del Sil, Espanha. De 14 a 19 de agosto, 25 jovens portugueses, juntaram-se a 35 jovens espanhóis, naquela que foi a melhor experiência de vida daqueles jovens. Dos participantes portugueses, três pertecem à Paróquia de Palhais/Santo António, no Barreiro. Este intercâmbio juvenil foi desenvolvido e …

Read full post

Eu escolho o céu

Quinze mulheres corajosas responderam ao convite e participaram no primeiro retiro para mulheres da Paróquia de Palhais / Santo António na tarde do passado dia 22 de Julho. “Eu escolho o céu!” foi o tema deste retiro, onde ao longo da tarde, se falou da vida de duas mulheres com grande da bíblia: a mulher …

Read full post

Lourdes

Realizou-se, de 16 a 20 de julho, a Peregrinação Paroquial a Lourdes, com passagem por Andorra. Nela participaram cerca de 50 paroquianos que, com o seu Pároco, visitaram e rezaram no Santuário dedicado à Virgem Maria, no mistério da sua Imaculada Conceição. Durante vários dias, puderam encontrar-se com a História das Aparições, participar em procissões, …

Read full post

Summer3Fest

No passado dia 14, o grupo de jovens Life Teen da Paróquia de Palhais / Santo António participou no Summer 3Fest, organizado pela Pastoral das Missões de Setúbal. Durante a tarde, os jovens conviveram com outros grupos e com os membros da Pastoral das Missões de Setúbal, partilhando as suas experiências. Os jovens participaram também …

Read full post

Equipa de Liderança

1. A Missão da Igreja, dos batizados Os clubes existem para os seus membros. A Igreja é a única organização que existe para os não-membros! Está focada no exterior! Ou deveria… Olhando para a Paróquia… Vivemos fechados em nós próprios? Os nossos grupos? Os nossos amigos? Os nossos horários? As nossas tradições? Os nossos batizados? …

Read full post

Paróquia em renovação

Em vez de manter edifícios e satisfazer as necessidades dos “fregueses”, as Paróquias estão chamadas a ir muito mais longe e a abraçar a sua verdadeira missão, que é fazer discípulos. O futuro da Igreja depende disso. Antes da sua Ascensão, Jesus pediu aos discípulos para irem até aos confins do mundo para fazerem discípulos, …

Read full post

Maria na Paróquia

Maio, mês por excelência dedicado a Maria, o padre Tiago foi entrevistado pela Antena 1 para apresentar as dinâmicas devocionais da Paróquia, nomeadamente as frases diárias de reflexão e a II Edição da Caminhada na Mata com Maria.

Read full post

Eutanásia em debate

Na semana da vida, o grupo de jovens Life Teen da Paróquia de Palhais/Santo António teve a iniciativa de realizar um diálogo acerca da eutanásia, no dia 19 de Maio. Este evento foi aberto a toda a paróquia e contou com a participação da Dra. Maria José Cercas, que deu o seu testemunho pessoal e …

Read full post

Missão do 5º volume

No dia 19 de maio, o grupo de catequese do 5º volume de Santo António da Charneca foi visitar o Lar de Idosos Fátima Park na Quinta do Anjo. Os 11 catequizandos, as suas catequistas e alguns pais partiram da igreja de Santo António cheios de alegria. Quando chegaram ao lar foram muito bem recebidos …

Read full post

Senhor Santo Cristo

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima, levam anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo até à ilha de São Miguel, oriundos das ilhas, do continente e das comunidades de emigrantes, nomeadamente Estados Unidos da América e Canadá. Este ano, …

Read full post

Concerto Pascal/Mariano

No domingo, 29 de abril, realizou-se na Igreja de Palhais o concerto Pascal e Mariano do Coral Orfeónico de São Gabriel. Este concerto, inserido no período pascal, teve diversas músicas dedicadas à ressurreição de Jesus. Sendo um concerto mariano, foi também recordada Maria, uma vez que esta terça-feira se inicia o Mês de Maria. O …

Read full post

Expo dos santos

Durante duas semanas esteve aberta a todos, na Paróquia de Palhais/Santo António, uma exposição de trabalhos elaborados pelas crianças e jovens da catequese, com o tema “Catequese dos Santos”. A exposição esteve aberta na Penalva e Santo António da Charneca. A ideia surgiu no início do ano catequético, quando foi sugerido aos catequistas trabalharem um …

Read full post

Celebrar a Misericórdia

No dia 8 de abril, na Igreja de Santo António da Charneca, celebrou-se a Festa da Divina Misericórdia. Foi um momento de oração muito emotivo: houve o terço da misericórdia cantado, momentos de adoração ao Santíssimo e veneração às relíquias de Santa Faustina. Com a igreja cheia, sentiu-se a presença do Senhor que derrama as …

Read full post

Páscoa 2018

A Semana Santa iniciou no domingo, dia 25 de março, com bênção dos ramos nas eucaristias da manhã (08h30 na Vila Chã; 09h30 em Santo António da Charneca; 10h45 em Palhais e 11h30 em Coina). Às 16h00, o especialista em assuntos religiosos Carlos Evaristo esteve no Salão da Igreja de Santo António onde apresentou os …

Read full post

Irmãs na Paróquia

Algumas Irmãs da Santa Cruz e da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, do Instituto Hesed, visitaram a Paróquia no dia 10 de março. Esta comunidade de espiritualidade carmelita fundada em Fortaleza, no Brasil, partilhou a sua forma de vida com as crianças e adolescentes da catequese e do Life Teen, além de ter embelezado …

Read full post

24 horas com Jesus

Um ano mais, a Paróquia de Palhais/Santo António prostra-se diante de Jesus durante 24 horas, reconhecendo n’Ele o centro de toda a atividade e renovador dos corações. Começa às 15h30 do dia 16 de março, com a celebração da Eucaristia. Termina à 16h30 do dia 17 de março. Ao longo destas 24 horas estarão presentes …

Read full post

Relíquias da Paixão

Todas as relíquias de Jesus Cristo, mesmo os mais simples objetos, impressionam e comovem a alma cristã, infundem profundo respeito e, ao mesmo tempo, causam intensa atração. A sede de divino, inerente a todo homem, sente-se em algo atendida, ao contemplar uma delas. Dessas inapreciáveis relíquias, o Sudário de Turim é talvez a mais conhecida, …

Read full post

Life Teen Barcelona

Realizou-se um Encontro Europeu do Life Teen na Abadia de Montserrat, Espanha, de 2 a 4 de março, no qual participaram 4 catequistas da nossa Paróquia. O Life Teen é um método de catequese para adolescentes e jovens, que nasceu há mais de 30 anos nos EUA. Mais de 230 catequistas participaram neste encontro europeu, …

Read full post

Life Teen na Festa da Juventude Passionista

Alguns jovens do Life Teen participaram na Festa da Juventude Passionista em Santa Maria da Feira (23 a 25 fevereiro). No dia 23, a festa começou com a abertura no castelo, ex-libris da cidade da Feira, sendo que o acolhimento continuou no Seminário, esperando pelos que vinham de mais longe. O dia 24, de manhã, …

Read full post

Via Sacra Diocesana

Na primeira sexta feira da quaresma, 17 de fevereiro, os jovens da diocese de Setúbal participaram na Via Sacra Jovem, dinamizada pela SDPJ de Setúbal. O grupo de jovens Life Teen aceitou o desafio e preparou a encenação da XIII estação – Jesus é descido da cruz. Durante duas semanas, os jovens ensaiaram e criaram …

Read full post

Encontros com Marcos

“Encontros com Marcos – uma leitura guiada do Evangelho” é a proposta da Diocese de Setúbal para a Quaresma e Páscoa deste ano. Os encontros serão dinamizados pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas, que dirige este convite a quem tem desejo de conhecer o Evangelho, mas, especialmente, a quem tem responsabilidade de anunciá-lo nas paróquias …

Read full post

Passeio a Cáceres e Marvão

Uma vez mais, um grupo de paroquianos partiu à aventura para descontrair e construir amizades sólidas entre os irmãos. Cáceres foi o destino deste passeio, com paragem em Marvão e Castelo de Vide. A bela cidade espanhola foi devidamente explorada e fotografada pelos “turistas” de Palhais/Santo António que apreciam estas saídas para conhecer novos locais …

Read full post

E+Enovar 18

A diretora-executiva do Alpha Portugal, Isabel Gaspar, diz que é precisa uma “nova liderança na Igreja Católica”, que consiga chegar de forma mais eficaz às pessoas e a um contexto marcado pelo “decréscimo da prática cristã”. “Hoje já existem lideranças, já existem estruturas, mas é preciso inovar em modos de estar, de evangelizar, são precisos …

Read full post

Dia do Consagrado

Na passada sexta-feira, dia 02 de fevereiro, celebrou-se a Festa da Apresentação do Senhor, dia dedicado à Vida Consagrada. O dia foi assinalado com um encontro dos consagrados da Diocese de Setúbal, na Paróquia de Palhais/Santo António, confiada aos Passionistas. Promovido pelo Secretariado Regional de Setúbal da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), o …

Read full post

Velas Cáritas

No dia 19 de dezembro, a Igreja da Anunciada, em Setúbal, recebeu a cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém que juntou, na mesma iniciativa, o Corpo Nacional de Escutas de Setúbal e a Cáritas Diocesana. A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa mundial de apelo à paz, a partir de …

Read full post

Com os vizinhos

A igreja está cheia ao domingo. De repente, é uma multidão de gente que não se conhece. E somos “irmãos”. E depois há aqueles que têm “alergia” à igreja e aos padres. Por isso, não se aproximam de Jesus. No dia 18 de dezembro, cerca de 50 pessoas aceitaram o desafio de fazer da “grande …

Read full post

Festa da Catequese na Penalva

No passado dia 17/12/2017, as crianças da catequese da Penalva tiveram a sua tarde de convívio natalício. Entre os teatros e animações dinamizados pelos diversos volumes da catequese, também foi possível contar com a presença do pároco Tiago Veloso, que deixou uma mensagem de boas festas aos presentes. A Festa contou também com a participação …

Read full post

XLT com Robertinho Marques

No passado dia 9/12, o grupo de jovens Life Teen da paróquia de Palhais/Santo António reuniu-se mais uma vez para realizar o seu jantar de Natal. Como sempre, houve boa disposição à mistura e muito convívio. O jantar teve como convidado especial o cabeleireiro e visagista Robertinho Marques, que se disponibilizou para realizar a pregação …

Read full post

Dia Mundial dos Pobres

A Paróquia de Palhais/Santo António não celebrou solenemente o I Dia Mundial dos Pobres uma vez que olha para eles com carinho ao longo de todo o ano. Os ofertórios realizados nas eucaristias do primeiro fim-de-semana de cada mês revertem sempre para o apoio social, tanto em bens alimentares como em dinheiro. Além dos ofertórios …

Read full post

Corte Solidário

Mais de 200 kgs de alimentos foram recolhidos este fim de semana na Paróquia de Palhais/Santo António, durante os ofertórios (assim é no primeiro domingo de cada mês). Porém, a maior recolha decorreu no salão da Igreja de Santo António onde decorreu a ação “Corte Solidário, com a presença e apoio do Robertinho Marques, do …

Read full post

Curso ESPERE

As Escolas de Perdão e Reconciliação (ESPERE) passaram pela Paróquia de Palhais/Santo António no mês de novembro de 2017. O Curso ESPERE é um projeto que tem ajudado a sarar as feridas de muitos conflitos armados pelo mundo. Criado pelos missionários da Consolata, ensinam a ultrapassar a raiva, o ressentimento, e a perdoar. Porque sem …

Read full post

Robertinho Marques na Paróquia

Robertinho Marques é o 8º melhor cabeleireiro do mundo em 2017, de acordo com a Organisation Mondiale Coiffure (Organização Mundial de Cabeleireiros). É muito conhecido pelos mais jovens, pois é o cabeleireiro dos youtubers portugueses. Robertinho Marques estará no salão da Igreja de Santo António da Charneca no dia 3 de dezembro a partir das …

Read full post

Magusto em Favaios

Favaios é um paraíso pouco conhecido do nosso país. A Paróquia organizou um passeio ao norte para conhecer esta pequena aldeia, as suas tradições, o seu moscatel e as iguarias culinárias. O verão de São Martinho aqueceu o dia, possibilitando a realização de um magusto regado com moscatel de Favaios. No dia seguinte visitou-se uma …

Read full post

Paroquia.pt

A Paróquia de Palhais/Santo António deixa o endereço www.paroquiapalhaissantoantonio.pt e entra em Paroquia.pt: um endereço bastante mais simples para memorizar, digitar e visitar! Entretanto, as notícias de 2015-2017 ainda não estão disponíveis. Bem-vindo a casa!

Read full post

Rota Colombina

Para aproveitar o feriado nacional, um grupo da Paróquia de Palhais/Santo António viajou até ao sul de Espanha. Após o almoço, foram visitadas as réplicas das caravelas da expedição de Colombo às Américas, em Palos de la Frontera. De seguida, visitou-se o Mosteiro de La Rábida, um mosteiro franciscano, que foi de suma importância para …

Read full post

Tampinhas

A Paróquia de Palhais/Santo António recolheu dezenas de kgs em tampinhas para apoiar a Catarina. A Catarina é uma atleta do CRDBR, modalidade Trampolins, que teve um acidente a fazer um salto e ficou tetraplégica. Através da recolha e reciclagem de tampas de plástico, é possível obter material ortopédico que vá ao encontro das necessidades …

Read full post

50 anos de Paróquia

O P. José Joaquim Queirós de Sá, Passionista, tomou posse da Paróquia de Nossa Senhora da Graça no dia 9 de julho de 1967, dia dedicado pela sua Congregação a Nossa Senhora Mãe da Santa Esperança. Nesse dia, a Paróquia de Palhais/Santo António renasceu, uma vez que estava sem Pároco há mais de 200 anos, …

Read full post

Francisco felicita Paróquia nos seus 50 anos

Sua Santidade, o Papa Francisco, enviou uma carta aos paroquianos de Palhais/Santo António (Barreiro), no âmbito da celebração dos 50 anos da chegada do primeiro Pároco Passionista a essa Paróquia. Na sua mensagem, Francisco pede aos paroquianos que se mantenham fiéis aos valores cristãos como o “tesouro mais valioso” que receberam e devem deixar como …

Read full post

Peregrinação a Medjugorje

Deus. Nossa Senhora. Anjos. Seres celestiais. Se não os vemos, não acreditamos. Decidimos viver assim, como se não existissem. Contudo… milhões de pessoas continuam a falar com Jesus Cristo, a quem chamam “Irmão”. E com a Virgem Maria, a quem chamam “Mãe”. Acreditam que somos filhos de Deus e, por isso, chamam-no de “Pai”. Acreditam …

Read full post

Fim do ciclo de conferências

Terminou a série de conferências no âmbito da comemoração dos 50 anos da Paróquia de Palhais/Santo António que decorreram quinzenalmente, por iniciativa do Pároco. Foram diversas as pessoas que nos brindaram com a sua presença, os seus conhecimentos e experiências de vida. Fizeram-no de forma espontânea e bem-disposta. Abriram a mente e o coração tocando …

Read full post

Procissões marianas

A Comunidade Paroquial saiu à rua no último dia do mês de Maria, para rezar o terço com Nossa Senhora. A Procissão, celebrada após a Eucaristia, percorreu uma zona nova de Palhais, próxima da Igreja. Várias casas tinham elementos festivos à janela, nomeadamente balões e velas. No domingo, dia 4 de junho, foi celebrada eucaristia …

Read full post

Senhor, a tua Igreja está doente

“Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto-preservação.” (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 27) Ao longo de várias semanas e sessões, em todos os espaços da …

Read full post

Refugiados na Paróquia

No dia 13 de outubro de 2016, o Papa Francisco voltou a referir-se aos refugiados dizendo que “é uma atitude hipócrita dizer-se cristão e fechar as portas a um refugiado, a alguém que procura ajuda, que tem fome, sede, a quem mais precisa da minha ajuda.” Sentindo o drama da crise na Síria e pondo …

Read full post
1 2