Localizações

Nesta Paróquia existem 5 locais de culto!

É verdade: o estacionamento não é o nosso melhor. Talvez tenhas de estacionar a uns metros de distância, mas caminhar faz bem, não é?

Depois, é só entrar no edifício, cumprimentar as pessoas com um grande sorriso e procurar um lugar onde podes sentar-te ou ajoelhar, para uns momentos de oração antes da celebração.

As igrejas de Palhais, Santo António da Charneca e a Capela do Cemitério da Vila Chã estão abertas praticamente durante todo o dia. São espaços onde podes entrar e ficar à vontade, a sentir a presença de Deus no silêncio.

As crianças são bem-vindas nas igrejas desta Paróquia. Gostamos de sentir a sua alegria e de escutar a sua participação. É belo escutar as tentativas dos mais novos em cantar ou responder na missa. Traz toda a tua família à festa da família de Jesus!

Queremos que o termo “celebração” seja isso mesmo, uma “celebração”. Em princípio, cada eucaristia dura 60 minutos, por vezes é menos, outras vezes é mais. Queremos que todos se sintam bem, em família.

Às vezes, há um pequeno lanche no final da celebração. Outras vezes, o sacerdote dialoga com as pessoas durante a mesma. Os cânticos, os momentos de adoração, os silêncios, as dinâmicas… há muitos fatores que podem fazer que a missa dure menos ou mais tempo. O importante é estarmos conscientes de que é tudo para o Senhor do Tempo, não para nós!

Não precisas de preocupar-te. Não vens para assistir ou participar numa passagem de modelos. Nem vens para um festa com dress code.

A maior parte das pessoas veste roupa casual. Outras trazem fato e gravata, porque sabem que a eucaristia é uma celebração mais importante que um casamento. O essencial é que estejas confortável e não perturbes as outras pessoas por vires com casacos muito grandes ou com pouca roupa.

Divorciado. Pai solteiro. Mãe solteira. Rebelde. Criminoso. Homossexual. Transexual. Ateu. Cético. Pecador. Etc.

Todos são bem-vindos na Paróquia de Palhais/Santo António. Vem tal como és, não precisas de máscaras para seres aceite por Jesus!