Páscoa 2018

Páscoa 2018

A Semana Santa iniciou no domingo, dia 25 de março, com bênção dos ramos nas eucaristias da manhã (08h30 na Vila Chã; 09h30 em Santo António da Charneca; 10h45 em Palhais e 11h30 em Coina). Às 16h00, o especialista em assuntos religiosos Carlos Evaristo esteve no Salão da Igreja de Santo António onde apresentou os seus estudos acerca do Sudário de Turim, do Santo Cálice e outras relíquias relacionadas com a Paixão de Jesus. O salão revelou-se bastante pequeno para acolher as dezenas de pessoas que vieram da Paróquia e de diversas cidades vizinhas. Foi celebrada Eucaristia com uma réplica do cálice da Última Ceia, após a qual foram veneradas algumas das relíquias presentes, nomeadamente de Santa Maria Madalena e do véu com gotas de sangue do Santíssimo Milagre de Santarém.

Celebrou-se eucaristia às 08h00, seguida de Adoração e Confissões. Na segunda foi na capela da Penalva, na terça em Coina e na quarta em Palhais. À tarde, Adoração e Confissões na Igreja de Santo António da Charneca, seguida de eucaristia, às 19h00.

Relativamente ao Tríduo Pascal, teve inicio com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor às 21h30 na Igreja de Santo António da Charneca, com Adoração do Santíssimo até à 01h00.

As cerimónias da Sexta-Feira Santa começaram às 09h00 com oração de laudes em Palhais. Às 15h00 os cristãos foram convocados para olhar para a Cruz de Cristo, nas Igrejas de Palhais e Santo António da Charneca. A Via Sacra ao Vivo iniciou pelas 21h30 dessa sexta-feira, 30 de março, na Quinta de São João, Palhais. Ao contrário das previsões meteorológicas e das “profecias” de muitos fiéis, a chuva deu tréguas durante todo o tempo da Via Sacra. As crianças, jovens, pais e catequistas deram provas de grande profissionalismo neste percurso encenado da vida de Jesus.
No sábado-santo rezaram-se Laudes em Palhais, às 09h00.

Na sexta e sábado santos, às 12h00, os fiéis estiveram unidos a Jesus, em adoração. Na sexta na capela da Penalva, no sábado em Coina.

A grande celebração de Páscoa teve inicio na noite de sábado, 31 de março. Às 21h30 na Igreja de Santo António da Charneca. Este ano, pela primeira vez, a Vígilia Pascal também foi celebrada na pequena capela de Coina, a partir das 00h30 e terminou pelas 5h da manhã, com um jantar/pequeno-almoço em Palhais.

No domingo de manhã celebraram-se as missas de Páscoa. E, durante toda a tarde, os sacerdotes passionistas, acompanhados por alguns jovens, visitaram várias famílias, na tradicional visita pascal.

Escrever um Comentário

O teu endereço de email não será publicado.