festeja o começo da vida

"No momento em que saía da água, Jesus viu abrir-se o céu e o Espírito Santo a descer sobre si, como uma pomba" (Marcos 1,10)

Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Jesus)

Jesus foi batizado e pediu aos Apóstolos para fazerem o mesmo. Pelo Batismo, somos libertados do pecado e nascemos para uma vida nova com Deus, como filhos. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo e incorporados na Igreja. Isto é tão importante que aceitamos batizar crianças recém-nascidas! Como é um momento tão importante, promovemos os batizados com a presença da comunidade cristã, celebrados ao domingo (máximo 2 crianças). Porém, em dias pré-estabelecidos, pode ser fora da eucaristia, ao sábado de manhã. Segundo sábado do mês em Palhais e último sábado em Santo António da Charneca, com limite máximo de 4 crianças. Contacta-nos para marcar o dia e avançar com o processo. Se és adulto e desejas ser batizado para seguir Jesus, contacta-nos.

O atendimento para batismos é feito no cartório paroquial na igreja de Santo António da Charneca, nas horas de atendimento do Pároco. O batizado é marcado com antecedência mínima de 3 meses. Relativamente ao batizado, a nossa paróquia não apoia batismos por tradição, por cultura ou outros motivos que não sejam para o verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. Todos os pais (e padrinhos) serão convidados a fazer o Curso Alpha antes da data do batismo.

O Batismo será celebrado ao domingo, dia em que a Igreja recorda o mistério pascal, com a participação da Comunidade e dentro da Eucaristia, com limite de 2 crianças. Não há batismos privados nem secretos. A celebração ao sábado é às 11h30 (2º sábado em Palhais; último sábado do mês em Santo António), com máximo de 4 crianças. Batismos em dia de semana são possíveis desde que integrados na eucaristia. Não há batizados no tempo da quaresma (26 fevereiro a 10 de abril 2020), exceto em perigo de vida. Não é possível realizar batizados fora das igrejas, exceto em perigo de vida.

A Paróquia de Palhais/Santo António não apoia batismos por tradição, por cultura ou outros motivos que não sejam para o verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. Para ajudar os pais e padrinhos no seu caminho cristão e dar-lhes bases para acompanharem os filhos/afilhados, propomos que façam uma caminhada no Curso Alpha. O Curso Alpha pode acontecer antes da marcação do batismo.

1. Pais residem e batizam nesta Paróquia: são convidados a fazer o Curso Alpha.
  2. Pais residem nesta Paróquia e batizam noutra: são convidados a fazer o Curso Alpha, mas também podem deslocar-se à paróquia onde desejam o batismo.
  3. Pais não residem nesta Paróquia, mas querem o batizado aqui: a preparação é feita na paróquia onde residem.

Os padrinhos não são obrigatórios! Comprometem-se publicamente em ajudar a que a pessoa batizada viva como verdadeiro discípulo de Jesus e cumpra as obrigações de cristão. Como tal, a escolha não deve ser baseada em questões de amizade, de parentesco ou de prestígio social.

a) Candidatos a padrinhos que residem nesta Paróquia: serão aceites caso reúnam as seguintes condições: deve ser alguém escolhido pelos pais, com maturidade suficiente, mais de 16 anos; batizado, crismado e com vivência da eucaristia e outros sacramentos; uma vida de acordo com a fé e a função que vai desempenhar enquanto padrinho. Normalmente, quem reúne estas condições é conhecido do Pároco. Como muitas vezes não são conhecidos (por terem vivência cristã noutra paróquia ou outros motivos) todos os padrinhos assinarão um compromisso.

b) Candidatos a padrinhos que não residem nesta Paróquia: serão aceites se trouxerem uma declaração de idoneidade passada pelo Pároco do local onde residem.

Importante: Não é obrigatória a existência de padrinhos.

Sendo possível, a criança terá um padrinho e uma madrinha ou uma madrinha ou um padrinho. Estas são as normas da Igreja e não podem ser alteradas, a não ser pelo Papa.

Dias antes do batizado, deve ser entregue o seguinte formulário devidamente preenchido e assinado.

O mesmo pode ser preenchido online, fazendo inscrição no site www.aparoquia.pt (a opção está no topo da página). Após registo, confirmação de email e login, é só preencher os dados solicitados de batismo e aguardar resposta a confirmar. Esta forma é mais rápida.

As crianças devem frequentar a catequese.

Os jovens devem participar no Life Teen.

Os adultos devem frequentar os momentos formativos desta Paróquia.

Terá de haver um motivo válido para o Batismo ser fora da paróquia de residência. Deve ser contactado o Pároco do local de residência. Ele tratará do processo de transferência. A preparação é feita nessa Paróquia. Com a Paróquia de Palhais/Santo António deve ser marcado o dia e hora do batizado, sujeito à disponibilidade do padre e do local.