COVID-19 (Coronavirus)

COVID-19 (Coronavirus)

O Pároco com a Equipa de Liderança, após contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro, tendo em conta as últimas atualizações do Governo e da Direção Geral de Saúde, e as informações da Conferência Episcopal Portuguesa, decidimos tomar medidas muito difíceis, mas bastante importantes para protegermos a vida. Todos somos agentes de saúde pública e há alturas em que é necessário ter a coragem de tomar medidas pouco populares, mas necessárias para conter o vírus.
A nossa missão é, em primeiro lugar, trazer esperança às pessoas, e a certeza de que Deus está no controlo de todas as coisas, sendo simultaneamente socialmente responsáveis, reduzindo comportamentos que possam comportar riscos, diretos ou indiretos. Todos devemos manter-nos em casa, evitando ao máximo saídas desnecessárias e imprudentes. Aconselhamos toda a Comunidade Paroquial, bem como a população em geral a seguir TODAS as recomendações das autoridades competentes.
Estas medidas estão em vigor até ser superada a atual situação de emergência.

MISSAS
As eucaristias são à hora normal, sem a presença dos fiéis leigos.
A eucaristia é transmitida na internet em paroquia.pt todos os dias às 19h00 (exceto quartas). Ao domingo também às 09h30, 11h00, 15h00. É uma oportunidade para as famílias estarem juntas e conversar sobre o Evangelho e Jesus.

BATISMOS, CASAMENTOS, FUNERAIS E CONFISSÕES
As celebrações de batismos, casamentos e funerais serão breves, dignas e simples, limitadas à família mais próxima, tomadas as devidas precauções. Os funerais com a presença de sacerdote serão exclusivamente em espaço aberto, no cemitério. As capelas mortuárias da Paróquia estão encerradas e são proibidos os velórios.
As confissões quaresmais são canceladas. No entanto, com as devidas precauções de distância e higiene, a confissão poderá não ser negada.

VIA SACRAS, TERÇOS E OUTRAS DEVOÇÕES
As manifestações públicas de piedade popular, próprias da quaresma, são suspensas. Inclui vias sacras, procissões e a tarde de adoração, cura & libertação.
As Igrejas de Palhais e Santo António da Charneca estão abertas durante o dia para a oração pessoal. Não exista contacto físico com imagens, como beijos ou toques.

VISITA AOS DOENTES
Tenha-se especial atenção à saúde física e espiritual dos enfermos, especialmente os que vivem mais isolados, para que ninguém seja deixado sozinho e a todos chegue a presença consoladora do Senhor. Sigam-se as orientações das autoridades competentes e do pessoal técnico local, no que diz respeito aos cuidados de proteção.

FORMAÇÕES, REUNIÕES E PEQUENOS GRUPOS
Devemos evitar saídas desnecessárias. Os pequenos grupos de crianças, adolescentes e jovens (catequese, LifeTeen e Escuteiros), e as reuniões presenciais com o Pároco e Equipa de Liderança são suspensos. No entanto, tudo pode acontecer na plataforma digital da Paróquia. O sistema digital da Paróquia permite reuniões e encontros “virtuais” para qualquer grupo, movimento ou ministério. A Equipa de Liderança motivará os líderes a manterem o contacto com as pessoas e a aproveitar este tempo para explorar outros métodos de encontro e de evangelização.
Iremos propor subsídios para as famílias viverem o tempo da Quaresma. Pode ser uma oportunidade para a Igreja Doméstica redescobrir o espaço da casa como lugar de partilha, celebração e oração.

ATENDIMENTO NO CARTÓRIO
O Cartório está encerrado ao público, embora possa haver contacto por telefone (218039435) ou internet (paroquia.pt/contactos). Recomenda-se que ninguém venha ao Cartório antes de expor, telefonicamente ou por e-mail, o assunto a tratar. O mesmo se aplica a atendimento com o Pároco, feito exclusivamente por marcação e, sendo possível, utilizando os meios de comunicação alternativos (vídeo chamada, e-mail, telefone).

BANCO ALIMENTAR
Existem regras de acesso e distribuição, que envolvem limite de entradas no espaço e apertado sistema de higiene.

MISSAS NA TELEVISÃO, RÁDIO E INTERNET
Além das eucaristias da nossa Paróquia em paroquia.pt (19h00 de quinta a terça e ao domingo às 09h30, 11h00, 15h00 e 19h00), é possível acompanhar a missa do Papa às 6 da manhã em youtube.com/vatican e, ao domingo, na RTP (10h30) e TVI (11h00), além das emissões na Rádio Renascença (12h00 de segunda a sexta e às 11h ao domingo) e na TV Canção Nova (sábado às 19h00; segunda a sexta às 11h00 – NOS/Canal 186, MEO/Canal 182). Quem souber inglês, pode participar na eucaristia na Igreja de Saint Benedict ao domingo às 12h em saintbenedict.ca/watch ou da Church of the Nativity ao domingo às 17h, 18h45, 20h30 ou 23h00 em live.churchnativity.com

ORAÇÃO ONLINE
Sugerimos a APP “Biblia 2020” que nos faz ler uma passagem bíblica todos os dias.
A reflexão da Paixão de Jesus, própria da Quaresma, pode ser feita com ajuda do áudio em passionistas.pt/orapois.
O Passo a Rezar é outra proposta, com orações diárias. Em www.passo-a-rezar.net
Os “10 minutos com Jesus” são reflexões de jovens sacerdotes que chegam ao telemóvel pelo Telegram ou Whatsapp. Em 10minutoscomjesus.org

PLANO DE COMUNICAÇÃO
O Pároco e/ou a Equipa de Liderança farão comunicados gerais sempre que haja necessidade, sendo responsabilidade de cada líder de grupo, ministério ou movimento avisar de imediato os diversos elementos dos grupos.
A única fonte oficial de informações e decisões sobre a Paróquia é o Pároco e/ou a Equipa de Liderança e/ou o sr. Bispo, através da plataforma paroquia.workplace.com, as redes sociais da Paróquia, os placards das igrejas e o site paroquia.pt
A única fonte de informações que consultamos acerca da pandemia COVID-19 é covid19.min-saude.pt e os comunicados da Câmara Municipal do Barreiro.

Que este tempo de Quaresma, com maior recolhimento, nos permita aprofundar o diálogo em família, para nele introduzir o diálogo da fé, a leitura da Palavra de Deus e a oração e para utilizar, pelos modernos meios de comunicação, o contacto com a paróquia e com a Igreja que não tem fronteiras. É certo que os meios digitais não substituem, mas complementam, a comunhão que a fé cria entre nós.

Que ninguém fique sozinho.
Rezamos pelas autoridades, pelos profissionais de saúde e pelos que cuidam do bem-estar das populações.

“Vocês dizem que só em Jerusalém é que se deve adorar a Deus” afirmou a Samaritana a Jesus (João 4,20). Jesus disse-lhe “Chegou a hora em que não é neste monte nem em Jerusalém que hão de adorar o Pai… aquele que adora o Pai o há de adorar no Espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” (João 4,21-24)

Acompanhamos de perto a pandemia de COVID-19 (Coronavirus) e os conselhos da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa. Estamos a tomar as medidas necessárias para garantir que as nossas celebrações, voluntários, crianças, adolescentes, jovens e adultos estejam tão seguros quanto possível.

A Equipa de Liderança, aprovou no dia 10 de Março, o Plano de Contingência – COVID-19.

O Plano visa antecipar e gerir o impacto do atual surto de doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, nas diversas valências da Paróquia de Palhais/Santo António, prevenindo assim a propagação e infeção humana pelo vírus e, em simultâneo, proteger a saúde dos paroquianos.

A Paróquia está a divulgar o Plano e a equipar-se com as condições necessárias para responder às solicitações do momento. O Plano de Contingência – COVID-19 será atualizado sempre que necessário e será acionado por determinação da Equipa de Liderança, em coordenação com as autoridades competentes.

Com esta divulgação, a Paróquia pretende ampliar o número de pessoas esclarecidas sobre os cuidados preventivos, os procedimentos perante casos suspeitos e os procedimentos perante casos de doença. Pode consultar aqui o Plano de Contingência da Paróquia de Palhais/Santo António.

Em síntese, o objetivo principal do Plano de Contingência é preparar a Paróquia para gerir o risco de infeção e enfrentar eventuais casos de doença.

Sublinhamos que é fundamental não entrar em alarmismo. A Paróquia está preparada para lidar com a situação e apela aos paroquianos para adotarem medidas de autoproteção, tendo em conta as recomendações da Direção Geral de Saúde.

Plano de Contingência da Paróquia de Palhais/Santo António (download PDF)

Perguntas e Respostas sobre o COVID-19 (download PDF)

Nota Pastoral do Bispo de Setúbal (download PDF)

https://youtu.be/eLfKq5NvVFM –  Recomendação de medidas de proteção individual e coletiva na prevenção da infeção com COVID-19
https://youtu.be/MJmWJyWywIU –  COVID-19 Vídeo de apresentação de medidas gerais de proteção para o cidadão

Atualização – 13 de março 2020

Recomendamos que exista precaução acrescida durante os velórios, nomeadamente nos contactos, reduzindo-os ao estritamente necessário.
Recomendamos que a entrada de pessoas na capela mortuária seja limitada aos familiares e amigos mais próximos.
As celebrações de funeral com padre serão no cemitério, onde há mais espaço, para não existir excesso de pessoas ao mesmo tempo nos mesmos espaços.
As agências funerárias serão avisadas.
Os batismos e casamentos poderão sofrer alterações de data, havendo diálogo com todos os implicados.

Atualização – 13 de março 2020

Lavar as mãos com frequência, com água e sabonete líquido ou em espuma ou algum desinfetante, antes e depois das refeições, antes e depois de ir ao wc, em lugares públicos; evitar pousar as mãos nos corrimões e maçanetas metálicas; ao tossir ou espirrar tapar a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável (de papel), e deitá-lo ao caixote do lixo; evitar tocar com os dedos na boca, no nariz e nos olhos; ter alguma precaução com locais fechados e com muitas pessoas; beber muita água. Estas são as regras básicas de higiene. Com ou sem ameaças de vírus.

Ao estarmos às portas da fase de mitigação, consideramos essencial reduzir os contactos sociais ao estritamente necessário. Por isso, o Pároco com a Equipa de Liderança, após contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro, tendo em conta as últimas atualizações do Governo e da Direção Geral de Saúde, e as informações da Conferência Episcopal Portuguesa, decidimos tomar medidas muito difíceis, mas bastante importantes. Todos somos agentes de saúde pública e há alturas em que é necessário ter a coragem de tomar medidas pouco populares, mas necessárias para conter o vírus.

O Curso de Oração será exclusivamente realizado via internet, à hora normal. Os inscritos receberão os dados de acesso por e-mail.

O Curso Alpha será realizado via internet, à hora normal. Cada líder de mesa informará os respetivos convidados da forma de acesso.

A tarde de adoração, cura & libertação deste domingo será transmitida online.

Aconselhamos que os batismos, funerais e casamentos sejam limitados à família mais próxima, com as devidas precauções.

As visitas a doentes e idosos em lares não estão autorizadas. Restantes visitas seguem o Plano de Contingência da Paróquia.

As manifestações públicas de piedade popular, próprias da quaresma, são suspensas. Todas as vias sacras e procissões.

As reuniões com o Pároco e Equipa de Liderança poderão acontecer através do Workplace (rede social interna da Paróquia).

Os pequenos grupos devem decidir se querem manter ou não os encontros semanais. A pergunta que podem fazer para ajudar a discernir é “devo convidar os meus amigos para um jantar nesta época?”. Existem formas alternativas de contacto, para que ninguém fique isolado. Devemos ter atenção às pessoas e ajudar o Povo de Deus.

As eucaristias serão à hora normal, mas sem acesso de fiéis. A eucaristia das 19h de sábado e das 09h30 de domingo será transmitida online, com repetições. Haverá eucaristia diária, sem fiéis, em streaming, às 19h00 (exceto quartas). Será uma oportunidade para os mais novos estarem com os avós a ajudar na ligação ao streaming da missa. E uma oportunidade para as famílias poderem estar juntas e conversar sobre o Evangelho e Jesus.

Apesar da comunidade não se encontrar, apesar das crianças e jovens não terem os seus encontros, iremos trabalhar em formas alternativas de encontro. Iremos propor subsídios para as famílias – Igreja doméstica – viverem o tempo da quaresma. Talvez seja uma oportunidade para as famílias re-descobrirem a casa como igreja, local de partilha, celebração e de oração.

Que este tempo de Quaresma, com maior recolhimento, nos permita viver o tempo com maior qualidade, com a família.

Evitemos todos os contactos e situações sociais que possam ser imprudentes.

“Vocês dizem que só em Jerusalém é que se deve adorar a Deus” afirmou a Samaritana a Jesus (João 4,20). Jesus disse-lhe “Chegou a hora em que não é neste monte nem em Jerusalém que hão de adorar o Pai… aquele que adora o Pai o há de adorar no Espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” (João 4,21-24)

Rezamos pelas autoridades, pelos profissionais de saúde e pelos que cuidam do bem estar das populações.

Atualização – 12 de março 2020

A tarde de adoração, cura & libertação, agendada para o dia 15 de março na Igreja de Palhais, com a presença do Padre Leo, mantém-se. No entanto, a confissão será negada a quem não colaborar com as normas em vigor na Paróquia e na Diocese. Não haverá veneração da relíquia de Santa Faustina. Durante a tarde de oração, os fiéis serão recordados várias vezes acerca dos cuidados preventivos a ter.

Por determinação do Sr. Bispo, os pequenos grupos de crianças, adolescentes e jovens (Catequese e LifeTeen) ficam suspensos até dia 12 de abril. Da mesma forma, a eucaristia das 16h00.

O Agrupamento de Escuteiros seguirá as orientações do CNE.

Segundo a Nota Pastoral do Sr. Bispo, as formações e as reuniões de grupos, movimentos e ministérios podem ser canceladas se envolverem grupos numerosos. Decisão essa que deve ser avaliada pelo respetivo líder em diálogo com o Pároco e/ou Equipa de Liderança.

Atualização – 11 de março 2020

No dia 10 de março, os líderes de grupos de crianças, adolescentes e jovens (Catequese, LifeTeen e os Escuteiros) pediram à Equipa de Liderança a suspensão das suas atividades.

Apesar da Equipa de Liderança não considerar que existam, neste momento, motivos fortes que o justifiquem (não há casos de COVID-19 no Barreiro, as aulas não foram suspensas), achamos que todos os contributos para controlar e confinar a pandemia são importantes. Não queremos alarmismos, mas a situação exige cuidados. Assim, aceitamos o pedido feito pelos líderes destes pequenos grupos.
Além da suspensão dos pequenos grupos de crianças, adolescentes e jovens (de toda a Paróquia) também suspendemos as eucaristias de sábado às 16h00 e pedimos atenção nas restantes.

No dia 26 de março faremos análise do estado da evolução da pandemia, com profissionais da área e veremos se continuamos com a suspensão ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.