crisma

"Todos ficaram cheios do Espírito Santo" (Atos 2,4)

Recebe o Espírito Santo

A Confirmação é um sacramento que configura o batizado plenamente a Cristo, incorpora-o totalmente à Igreja e fortalece-o com uma especial efusão do Espírito Santo para que possa confessar com valentia, de palavra e de obras, o nome de Cristo. É o sacramento do crescimento e do robustecimento da vida divina que começou no batismo e se alimenta na eucaristia.
Este sacramento é fundamental para que o fiel leigo possa assumir compromissos maiores na vida da Igreja.

O atendimento para assunto relacionados com o crisma é feito no Cartório Paroquial, em Santo António da Charneca, de preferência com marcação.

– Que compreendam que a confirmação não se celebra por tradição, por cultura ou vontade dos avós ou pais.

– Que compreendam que a confirmação não é a última etapa de uma catequese, uma graduação, mas uma entrega total a Jesus e ao seu Espírito Santo.

– Que saibam que é necessária formação (Direito Canónico, 836, 843 e 889).

– Que saibam que a Paróquia não é uma “cafetaria” ou “self-service” de crismas que serve imediatamente cada “cliente”.

– Que compreendam que o Espírito Santo quer mudar as suas vidas.

– Por estes motivos, os candidatos são convidados a experimentar o Curso Alpha. De seguida, é proposto um caminho de acordo com o “Game Plan” da Paróquia, para ajudar o candidato a ser discípulo-missionário, na teoria e na prática.

– Que considerem participar no grupo de jovens ou em algum ministério paroquial (coro, grupos de crianças, grupos de oração, grupos de ligação, etc.).

– Que participem com alguma regularidade na Eucaristia dominical e na reconciliação.

– Que escolha um padrinho idóneo, não em função de um grau de parentesco, amizade ou prestígio social, mas cristão no dia-a-dia. Estas são as condições para ser padrinho na Igreja Católica: deve ser alguém com maturidade suficiente, mais de 16 anos; batizado, crismado e com vivência da eucaristia e outros sacramentos como a reconciliação e matrimónio; uma vida de acordo com a fé e a função que vai desempenhar enquanto padrinho.

– A celebração do sacramento havendo algum sinal visível de conversão e preparação.

– Curso Alpha para explorar a vida e a fé cristã num ambiente informal, familiar e aberto.

– Acompanhamento ao longo de vários meses para conhecer melhor Jesus, a Igreja, a Comunidade.

– Oportunidade para servir na Paróquia.

– Uma Paróquia que reza pelos candidatos, durante o seu percurso de descoberta e aprendizagem.

– Ofertas de encontros e formações ao longo do ano, convites feitos por e-mail e/ou sms.

– Apoio para crescer na fé e fazer um caminho na linha de Jesus Cristo.