enovar 19

enovar 19

A edição de 2019 da conferência Enovar aconteceu em Braga, a 8 e 9 de fevereiro, em ambiente de “renovação inadiável”, ideia sublinhada pelo Pe. Jorge Silva Santos, o director nacional Alpha, e por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, ao dar as boas-vindas aos participantes que enchiam o auditório do Espaço Vita, onde se encontra a Marta, elemento da Equipa de Liderança desta Paróquia de Palhais/Santo António.
D. Jorge Ortiga afirmou a “urgência de uma renovação e de uma reforma” na pastoral da Igreja. “É mais usual centrar as prioridades no exercício de uma reforma. Mas ela, na ausência de um processo de renovação, não convencerá ninguém”, afirmou o Arcebispo de Braga, para quem é “um imperativo categórico apostar no ser como condição para um fazer com credibilidade”.
“Em experiências de pequenos grupos, de âmbitos diferentes, devemos promover a cultura do encontro perante a generalizada cultura da indiferença, na comunhão uns com os outros. (…) Como consequência, as paróquias, comunidade de comunidades, anunciarão, de um modo credível, o Evangelho como alegre notícia para hoje”, disse, congratulando-se com a presença da conferência na Arquidiocese de Braga.
“Espero que, juntos, percorramos este caminho de renovação eclesial, aqui entre nós e depois nas nossas Igrejas Particulares.”
Existiram vários painéis de discussão sobre temas relacionados com liderança e renovação.
Através de uma mensagem em vídeo, o P. Tiago apresentou o caminho feito nesta Paróquia de Palhais/Santo António. Seguiu-se o P. James Mallon, também em vídeo, que falou sobre o segundo pilar da renovação de uma paróquia. O livro “Renovação Divina”, do P. James, foi lançado pela Paulus neste enovar.
(texto retirado e adaptado do site da Diocese de Braga

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.