Voluntariado en España

Voluntariado en España

Realizou-se, pela segunda vez, o Intercâmbio Juvenil “DiverGente”, em Cubillos del Sil, Espanha.

De 14 a 19 de agosto, 25 jovens portugueses, juntaram-se a 35 jovens espanhóis, naquela que foi a melhor experiência de vida daqueles jovens.
Dos participantes portugueses, três pertecem à Paróquia de Palhais/Santo António, no Barreiro.

Este intercâmbio juvenil foi desenvolvido e organizado pela Fundação ASPAYM Castilla y Léon, da qual a Rosto Solidário foi a parceira portuguesa.

O principal objetivo deste intercâmbio foi a promoção da inclusão social de jovens com e sem incapacidades.
Portugueses e espanhóis juntos para aprender e desenvolver competências de socialização, inclusão social, descobrir novas culturas, estratégias e valores de solidariadade e democracia, através de workshops, debates, simulações, actividades exteriores, entre outras.

Ao longo de seis dias, os jovens interagiram com jovens com incapacidades visuais, auditivas, motoras, entre outras.

Participaram numa Color Face, em debates sobre a inclusão e integração, desenvolveram trabalhos de inclusão com teatro de imagem técnica, dança inclusiva, e desenvimento dos talentos.

Ainda puderam conhecer a região de Bierzo, a bela cidade de Ponferrada e o seu Castelo, a vila de Molinaseca, entre outros.

Para a Cátia Pita, jovem catequista na Paróquia, “juntos somos mais fortes, juntos marcamos a diferença” e “estes dias foram a prova disso”, tendo sido “uma experiência enriquecedora.”

O Rúben Catarino, sente-se feliz e realizado pelo seu “primeiro projeto de voluntariado” tendo sido “a melhor experiência” da sua vida.

Para o Diogo Figueiredo este intercâmbio foi “uma experiência extraordinária”, onde criou “amizades para toda a vida”.

Ao longo destes dias, também alguns jovens “apaixonaram-se” e descobriram o amor, de tal forma, que no ultimo dia, realizaram-se cinco “casamentos”, um dos quais do Ruben Catarino com uma participante espanhola, Cármen Benítez, de forma a eternizar as amizades que se desenvolveram ao longo deste intercâmbio.

Este projeto tocou tanto no coração dos participantes, que já estão a planear um novo encontro para recordar tantas e tão boas recordações.

Escrever um Comentário

O teu endereço de email não será publicado.